segunda-feira, 24 de setembro de 2012

“Jornalismo & Cultura”. Nova revista em S. Paulo



Num mundo global policêntrico, a competitividade das cidades depende da sua vitalidade enquanto centros produtores e difusores de arte, de conhecimento e de cultura. As cidades afirmam-se e tornam-se mais atrativas, nomeadamente para o investimento económico, na medida em que valorizam o património, produzem conhecimento e se revelam na produção cultural e artística. Neste sentido, a quantidade e a qualidade das publicações e as suas temáticas dizem muito sobre a pujança cultural, social e económica de uma cidade. Há muito que S. Paulo se assume como o centro financeiro e cultural do Brasil e da América Latina. Essa atmosfera efervescente, que está de mão dada com o crescimento económico, é vivenciada em múltiplas áreas e setores. Vem isto a propósito de uma nova revista sobre Jornalismo e Cultura que acaba de ser lançada precisamente em S. Paulo. Chama-se “Jornalismo e Cultura” e já está nas bancas da maior cidade do Brasil, por 12,90 reais. É da editora Minuano e deverá estar em outras cidades brasileiras nos próximos dias. Também pode ser adquirida pela Internet (ver aqui).
A editora de “Jornalismo & Cultura” propõe investigar a informação dos novos tempos, acompanhando a evolução da história do Brasil e as mudanças comportamentais da sociedade. Com a nova revista, a Editora Minuano pretende tratar “vigorosamente da atividade jornalística”, revelando sem pudores os bastidores e o papel do jornalista nos dias de hoje, assim como promete avaliar a quantas anda a formação do novo profissional de Jornalismo. São assuntos da maior elevância para toda a sociedade, tanto mais que os meios de comunicação contribuem para a vida diária de todos os cidadãos.
A nova revista terá uma linha editorial focada também no Jornalismo Cultural, onde, através de exemplos, casos e experiências, mostra ao leitor o valor e a necessidade do conhecimento na formação do profissional de comunicação. “Como o imediatismo das mídias sociais mudou o mundo” é o tema de capa da edição inaugural. Destaque ainda para uma entrevista ao jornalista Oscar Pilagallo, que escreveu um livro sobre a história da imprensa paulista desde os tempos de Dom Pedro.

Um comentário:

Beth disse...

muito curiosa, mas vou esperar a distribução na cidade. Valor do frete (quase 4 reais) não paga a ansiedade...