domingo, 22 de abril de 2012

Dilma é popular, mas brasileiros querem Lula


A presidente do Brasil, Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores (PT), bate recordes de popularidade nas sondagens. Mas, o curioso, é que os eleitores preferem Lula da Silva como candidato do PT para disputar a Presidência em 2014. O ex-presidente foi citado por 57% dos inquiridos, e Dilma, apenas por 32%, revela neste domingo uma pesquisa da "Folha de S. Paulo" (ver aqui).
Deve ser um caso único nas democracias contemporâneas, com ingredientes extraordinários para bons estudos em comunicação. Na prática estamos perante uma situação em que a líder do Governo vigente, mesmo sendo popular, não consegue fazer esquecer o líder do Governo anterior – que esteve dois mandatos no poder e conseguiu terminá-los também em alta nas sondagens, não obstante casos graves de corrupção, como o “caso” Mensalão, que começará a ser julgado em breve.
A corrupção, de resto, continua a ser uma mancha no Governo e na sociedade brasileira. Com uma diferença em relação à presidência de Lula da Silva, que, quando esteve no Palácio do Planalto, deixou fama de estar a leste e de fechar os olhos: é que Dilma não está para contemplações e, em apenas 15 meses, já demitiu sete ministros.
Entretanto, depois de uma luta feroz contra um cancro na laringe, Lula, agora com um novo visual, continua a tratar da sua voz, devendo voltar à estrada com as suas palestras em meados deste ano.

Nenhum comentário: