segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Netnografia. A arma secreta dos profissionais de marketing


A Netnografia é o ramo da Etnografia que analisa o comportamento dos indivíduos na Internet, onde a liberdade de expressão oferece facilmente aos investigadores dados vindos de milhões e milhões de consumidores de todo o mundo. A Netnografia, que é uma técnica de pesquisa de marketing, também permite que os analistas colham dados das interacções que ocorrem na rede mundial de computadores, os quais possibilitam o estudo do consumidor.
Como diz Letícia Alasse, do blog Mundo do Marketing (ver aqui), olhar para as redes sociais, para os blogues e outros espaços digitais como um campo de estudo do comportamento e do desejo das pessoas é um importante caminho para que as empresas construam estratégias de acordo com as tendências do mercado e que atendam às expectativas do público. É neste contexto que a Netnografia tem vindo a consolidar-se como uma ferramenta de marketing estratégico ao serviço das marcas, para obter ideias com o objectivo de criar novos produtos e renovar os meios de relacionamento e de comunicação com os consumidores. O ponto forte da metodologia, que é muito recente, está numa abordagem menos intrusiva e mais verdadeira, porque os consumidores são espontâneos e revelam na rede o que realmente fazem e gostam.
O termo Netnografia foi usado pela primeira vez por Robert Kozinets (na foto), professor da Universidade Schlich York, de Toronto, no Canadá, em finais da década de 1990. Kozinets considera que a Netnografia é “a arma secreta dos profissionais de marketing” (ver aqui).

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