segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"The Hour". Os primórdios da televisão e da BBC


“The Hour” é uma série de seis episódios que está a passar no “Fox Life”. Nesta segunda-feira, 26, às 21h25, passa o segundo episódio. Quem gosta de jornalismo, de comunicação e, sobretudo, de televisão, não pode perder este drama de época realizado este ano, sobre os primórdios da televisão, nos anos de 1950, que tem a chancela de qualidade da BBC.  
A série “The Hour”, que é o nome de um programa de informação, aborda o eterno conflito entre o jornalismo e o entretenimento, ou, por outras palavras, o jornalismo puro e duro e o jornalismo “light” – através da reconstituição da luta entre o Governo de Londres e a BBC. Como não poderia deixar de ser, o espaço é a própria BBC, que, inclusive, cedeu, do seu museu, material técnico que se utilizava na época. O que faz desta série histórica um documento rigoroso.
Na altura, a televisão era a caixa que estava a revolucionar a informação, a sociedade de consumo e o mundo. “The Hour” revisita momentos empolgantes do século XX que acabaram por definir uma nova ordem mundial, com a Europa, até então dominante e na ressaca da II Guerra Mundial, a assistir à emergência dos Estados Unidos e da União Soviética como duas superpotências.
Tudo isto é retratado a partir dos olhos de Londres, onde uma mentalidade conservadora colide com a emancipação feminina e o racismo ainda está presente. A bebida, sob intensas nuvens de fumo dos cigarros que quase todos fumam, e o sexo sem compromisso pontuam os convívios sociais. Um retrato da Inglaterra dos anos de 1950.

Nenhum comentário: