domingo, 4 de dezembro de 2011

Foto inédita. Dilma Rousseff na Justiça Militar


Em primeiro plano, a revolucionária Dilma Rousseff, sentada, na cadeira dos réus, na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro, em 1970, com ar de quem não deve nem teme. Em segundo plano, dois oficiais, também sentados, que a interrogavam sobre sua participação na luta armada, enquanto escondiam o rosto com a mão, com receio sabe-se lá de quê...
A foto, inédita, é publicada na edição desta semana da revista brasileira “Época”. Uma foto dos tempos da ditadura militar que se transformou num documento histórico do Brasil, em função da recente eleição de Dilma como Presidente da República. A fotografia integra o livro “A Vida Quer é Coragem”, do jornalista Ricardo Amaral, que chega este mês às livrarias brasileiras. Conta a trajectória da vida da sucessora de Lula da Silva, da guerrilha ao poder.
Ricardo Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, descobriu a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em Novembro de 1970, quando a actual Presidente do Brasil tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro. Já lá vão 41 anos. A ditadura passou à história, a democracia está consolidada e o Brasil emerge como uma das novas potências económicas mundiais.

Um comentário:

Adriana disse...

Signo complexo este e por isso merecedor de uma análise...