terça-feira, 12 de julho de 2011

Fátima Lopes. A "bomba" que Rangel inventou


“Trabalhava numa empresa de chamadas de valor acrescentado, onde coordenava uma equipa de comerciais. Um dos principais clientes era a SIC e ia lá com muita frequência para ter reuniões com os directores para apresentar os projectos, decidir passatempos com as chamadas de valor acrescentado. Chamavam-me a menina dos telefones. Era uma carteira tão exigente a nível de trabalho que eu passava lá 85% do tempo. Um dia o Emídio Rangel chamou-me e disse-me que já me tinha observado, a minha postura e comportamento, e que achava que eu tinha características para ser apresentadora. Achei que ele estava a brincar. Mas ele já tinha dado o meu nome para o ‘casting’ do programa "Perdoa-me". Ainda mais assustada fiquei porque ia substituir a Alexandra Lencastre. Lembro-me de pensar: "O que é que eu tenho a perder? Nada. Posso é chegar à conclusão que não tenho jeito nenhum para isto."

“Decidiram à última hora que iam cortar o teleponto. Tive uma formação de 15 dias, entre a data em que fui escolhida e a de estreia. Foi o terror. Entrei no estúdio, com uma plateia grande, tudo a olhar para mim, que era uma desconhecida. A tensão que eu vivi era tão grande que depois do programa passei uma semana sem conseguir sorrir. Acumulei tanto ácido lácteo nos músculos do rosto que não sorria. Foi sofredor. Nunca mais vivi uma tensão como essa.”

“Até ao 10º ano queria ser professora de Inglês, mas depois tive uma professora extraordinária em Jornalismo, tão extraordinária que eu disse: "Não, o que eu quero é ser jornalista." Quando fui para Comunicação pensava que esse seria o caminho que iria seguir. Mas, no terceiro ano da faculdade, quando foi necessário escolher a especialização, apaixonei-me pelo marketing, de que ainda hoje gosto muito. E foi isso que escolhi, não fiz nada ligado à televisão, não fiz cadeiras nenhumas ligadas a televisão, tirando as obrigatórias. Até achava piada, mas como pensava que não tinha figura nem imagem para isso, não valia a pena estar a queimar cartuchos ali. E o meu primeiro trabalho foi em marketing.”

[Fátima Lopes, apresentadora de programas da TVI, jornal “i”, 11 de Julho de 2011 * FOTO: Orlando Almeida (Global Imagens)]

Nenhum comentário: