sábado, 16 de julho de 2011

As desculpas de Rupert Murdoch


Rupert Murdoch, o multimilionário dono da News Corporation, pediu desculpas em anúncios publicados neste sábado em jornais britânicos pelos "graves erros" cometidos pelo semanário “News of the World”, centro do escândalo de escutas telefónicas em Inglaterra. Além de pedir desculpas "pelos graves erros que ocorreram", Murdoch diz sentir muito por não ter agido mais rapidamente para "resolver as coisas".
"Entendo que simplesmente pedir desculpas não é suficiente. O nosso negócio foi baseado na ideia de que uma imprensa livre e aberta deveria ser uma força positiva na sociedade. Nós temos de cumprir essas expectativas”, escreve Murdoch no anúncio publicado. E acrescenta: “Nos próximos dias, quando tomarmos novas medidas concretas para resolver essas questões e consertar os danos que elas causaram, vocês ouvirão mais notícias de nossa parte", diz a declaração publicada na imprensa britânica, assinada "Atenciosamente, Rupert Murdoch".
A executiva-chefe do grupo News International, subsidiária da News Corporation, Rebekah Brooks, deixou o cargo devido ao escândalo. Les Hinton, um dos mais altos executivos do grupo News Corporation, Les Hinton, também anunciou estar de saída da empresa. Brooks, que era funcionária do grupo há 22 anos, foi editora do tablóide “News of the World” entre 2000 e 2003, época em que o jornal terá utilizado escutas telefónicas ilegais para conseguir notícias exclusivas.
Hinton, por seu turno, chefiou o grupo News International de 1995 a 2007 e trabalhou com Rupert Murdoch por mais de 50 anos. Ambos os executivos alegam que não sabiam dos métodos utilizados pelos repórteres para conseguir notícias, mas disseram acreditar que o pedido de demissão era a coisa certa a fazer neste momento. Em resposta ao escândalo das escutas, Murdoch determinou o encerramento do “News of the World”, que era o jornal mais vendido da Grã-Bretanha aos domingos. A última edição foi publicada em 10 de Julho de 2011, com uma tiragem de 5 milhões de exemplares, o dobro da registada nas edições anteriores.

Obs. - Clicar na imagem para ampliar e ler o anúncio.

Nenhum comentário: