segunda-feira, 4 de julho de 2011

António Jorge Branco (1937-2011)


O jornalista António Jorge Branco, considerado um dos mestres da rádio portuguesa, morreu, esta segunda-feira de manhã, aos 74 anos. Foi fundador da cooperativa que deu origem à TSF e responsável por programas como “Portugal Passado”, uma série de teatro radiofónico que recriava os episódios mais marcantes da História portuguesa.
Pioneiro na formação profissional em rádio em Portugal e colaborador da TSF desde o início da década de 1990, António Jorge Branco fez ainda programas como “Dicionário da Rádio” e “Lendas e Calendas”.
Na TSF, António Jorge Branco distinguiu-se pela sua "vasta cultura, pelo conhecimento profundo da língua portuguesa e pelas noções muito avançadas do jornalismo radiofónico", referiu em declarações ao "Público", David Borges, que conheceu de perto o seu trabalho. Jorge Branco foi escolhido pela direcção da TSF para fazer a "escuta crítica e atenta" do trabalho ali desenvolvido. Detectava erros e referia-os em relatórios que eram depois analisados pela redacção.
O jornalista Fernando Alves recordou o colega António Jorge Branco como “um mestre da rádio” e alguém que tinha uma grande paixão pelo meio radiofónico. Para Fernando Alves, também fundador da TSF, António Jorge Branco era um dos poucos a quem se podia tratar por “mestre”. Era uma pessoa dura, crítica e “implacável”, por vezes “resultado de um grande amor pelo ofício”, disse Fernamndo Alves, em notícia veiculada no sítio oficial da TSF.
António Jorge Branco “era formador por excelência” e “ensinou coisas tão formidavelmente simples que não tínhamos dados por elas”, lembrou Fernando Alves, recordando ainda que o “mestre” dizia que era possível “falar na rádio sem ter uma gravata dentro da garganta”.
O fundador da TSF não suportava o desrespeito pelas regras por “negligência”, mas aceitava erros que resultassem de uma “curiosidade pelo mundo”, exemplificou ainda Fernando Alves.
Segundo Fernando Alves, António Jorge Branco “era engenheiro de construção”, fez rádio em Paris durante o tempo da ditadura e viajou de França a Portugal de mota quando se deu o 25 de Abril de 1974.
António Jorge Branco foi também presidente do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas. Irmão mais velho do cantor José Mário Branco, era também um pianista considerado, tendo tocado durante vários anos num bar de Lisboa. [FOTO: “Jornal de Notícias”]

Nenhum comentário: